Yoga para gestantes

 

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O YOGA SÁMKHYA PROMOVE O BEM ESTAR DA MAMÃ E DO BEBÉ

O período de gestação é um processo saudável e natural e por isso deve ser vivido com serenidade. A futura mãe passa por alterações físicas, energéticas, químicas (hormonais) e emocionais, assemelhando-se à grande Mãe Natureza. Estas alterações produzem por vezes incómodos que podem acompanhar a gestante durante os nove meses de gestação, sem que se trate, na maioria dos casos, de verdadeiros problemas. O Yoga ajuda a evitar e controlar a maioria dos desconfortos típicos do período de gestação.


Aqui ficam alguns dos benefícios que o Yoga para gestantes proporciona:

• Fortalecimento muscular, ajudando-a a manter posições corretas mesmo com o aumento do peso
• Alongamento e elasticidade dos músculos e tendões, em especial da zona pélvica mantendo a gestante saudável e preparando-a para o parto
• Aumento da autoconfiança, tão importante na gestante
• Os Pránáyáma - exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa - ensinam a gestante a captar energia e a direcioná-la, diminuindo o seu cansaço, controlando os seus estados emocionais e mentais, energizando o seu bebé, e ajudando a manter uma relação mais próxima com este
• O Yoganidrá – Técnicas de relaxamento físico, emocional e mental -  é um poderoso reparador físico, emocional e mental. No relaxamentos é estimulado o convívio entre os dois: mãe e bebé, reforçando os laços e preparando-os para os momentos futuros como o do nascimento
 Mánasika - a mentalização e projeção da consciência, ensina a gestante a não deixar o seu futuro ao acaso, e a planear tudo com pormenor desde a conceção, passando pela gestação, pelo parto e até mesmo o pós Parto
• Dhyána - a Meditação - o treino da atenção e da concentração contínua por longos períodos de tempo, é fundamental para que se concretize o que a gestante projeta para o parto e para o seu futuro bebé
• A gestante que vocaliza Kírtana – sons extroversores, que canta constantemente, está sempre alegre, estável, segura e transmite essa estabilidade, alegria e vibração, para além do gosto pela música e pelo que é belo ser transmitido ao seu bebé
• Ajuda a gestante a aumentar a sua capacidade de suportar situações difíceis de forma lúcida, rigorosa e sem stress


A QUEM SE DESTINAM AS AULAS DO YOGA PARA GESTANTES 

1 – Se já é praticante do Yoga Sámkhya:

Se é praticante do Yoga Sámkhya com regularidade há pelo menos 1 ano, a gestante poderá praticar.

2 – Se nunca praticou Yoga Sámkhya:

Se a gestante nunca praticou Yoga Sámkhya, não deve iniciar o seu primeiro contacto com o Yoga durante a gravidez.

Quando terminar a gravidez poderá iniciar a prática do Yoga Sámkhya de forma contínua, para que quando surgir a próxima gestação, a prática regular do Yoga (há pelo menos 1 ano), possa continuar naturalmente.

RESPONSABILIDADE
Apesar de possuir autorização médica para praticar Yoga, a gestante, como é o dever geral de todos os praticantes do Yoga, deve estar sempre atenta, tomando consciência de todos os sinais do seu corpo, de alarme, ou de bem-estar, durante (e após) as aulas do Yoga Sámkhya. 
A Gestante deve constantemente usar de bom senso, prudência e humildade nas suas práticas, que deverão estar sempre ao serviço do Bebé. 
O Professor orienta a aluna gestante, mas esta é que recebe diretamente toda a informação do seu corpo, da sua energia, das suas emoções, e da sua mente, é a principal responsável por si e pelo seu Bebé, e por isso a sua atenção e responsabilidade, durante as aulas, devem redobrar neste período tão especial e único da sua vida.


Pós Parto:

A mãe deve recomeçar a praticar Yoga logo que o seu médico autorize após o parto pois o Yoga ajuda a recuperar o seu equilíbrio hormonal e a reencontrar a boa forma física, emocional e mental anterior à gestação, tornando-a mais forte e resistente à mudança.

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O período de gestação é um processo saudável e natural e por isso deve ser vivido com serenidade. A futura mãe passa por alterações físicas, energéticas, químicas (hormonais) e emocionais, assemelhando-se à grande Mãe Natureza. Estas alterações produzem por vezes incómodos que podem acompanhar a gestante durante os nove meses de gestação, sem que se trate, na maioria dos casos, de verdadeiros problemas. O Yoga ajuda a evitar e controlar a maioria dos desconfortos típicos do período de gestação.


Aqui ficam alguns dos benefícios que o Yoga para gestantes proporciona:

• Fortalecimento muscular, ajudando-a a manter posições corretas mesmo com o aumento do peso
• Alongamento e elasticidade dos músculos e tendões, em especial da zona pélvica mantendo a gestante saudável e preparando-a para o parto
• Aumento da autoconfiança, tão importante na gestante
• Os Pránáyáma - exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa - ensinam a gestante a captar energia e a direcioná-la, diminuindo o seu cansaço, controlando os seus estados emocionais e mentais, energizando o seu bebé, e ajudando a manter uma relação mais próxima com este
• O Yoganidrá – Técnicas de relaxamento físico, emocional e mental -  é um poderoso reparador físico, emocional e mental. No relaxamentos é estimulado o convívio entre os dois: mãe e bebé, reforçando os laços e preparando-os para os momentos futuros como o do nascimento
 Mánasika - a mentalização e projeção da consciência, ensina a gestante a não deixar o seu futuro ao acaso, e a planear tudo com pormenor desde a conceção, passando pela gestação, pelo parto e até mesmo o pós Parto
• Dhyána - a Meditação - o treino da atenção e da concentração contínua por longos períodos de tempo, é fundamental para que se concretize o que a gestante projeta para o parto e para o seu futuro bebé
• A gestante que vocaliza Kírtana – sons extroversores, que canta constantemente, está sempre alegre, estável, segura e transmite essa estabilidade, alegria e vibração, para além do gosto pela música e pelo que é belo ser transmitido ao seu bebé
• Ajuda a gestante a aumentar a sua capacidade de suportar situações difíceis de forma lúcida, rigorosa e sem stress


A QUEM SE DESTINAM AS AULAS DO YOGA PARA GESTANTES 

1 – Se já é praticante do Yoga Sámkhya:

Se é praticante do Yoga Sámkhya com regularidade há pelo menos 1 ano, a gestante poderá praticar.

2 – Se nunca praticou Yoga Sámkhya:

Se a gestante nunca praticou Yoga Sámkhya, não deve iniciar o seu primeiro contacto com o Yoga durante a gravidez.

Quando terminar a gravidez poderá iniciar a prática do Yoga Sámkhya de forma contínua, para que quando surgir a próxima gestação, a prática regular do Yoga (há pelo menos 1 ano), possa continuar naturalmente.

RESPONSABILIDADE
Apesar de possuir autorização médica para praticar Yoga, a gestante, como é o dever geral de todos os praticantes do Yoga, deve estar sempre atenta, tomando consciência de todos os sinais do seu corpo, de alarme, ou de bem-estar, durante (e após) as aulas do Yoga Sámkhya. 
A Gestante deve constantemente usar de bom senso, prudência e humildade nas suas práticas, que deverão estar sempre ao serviço do Bebé. 
O Professor orienta a aluna gestante, mas esta é que recebe diretamente toda a informação do seu corpo, da sua energia, das suas emoções, e da sua mente, é a principal responsável por si e pelo seu Bebé, e por isso a sua atenção e responsabilidade, durante as aulas, devem redobrar neste período tão especial e único da sua vida.


Pós Parto:

A mãe deve recomeçar a praticar Yoga logo que o seu médico autorize após o parto pois o Yoga ajuda a recuperar o seu equilíbrio hormonal e a reencontrar a boa forma física, emocional e mental anterior à gestação, tornando-a mais forte e resistente à mudança.