Apresentação
O Departamento Científico e de Investigação da Confederação Portuguesa do Yoga foi criado pelo Mestre, HH Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája, com o intuito de comprovar e dar a conhecer os benefícios do Yoga Sámkhya de forma científica, proceder a ensaios de investigação e colher dados e informação sobre as pesquisas que demonstrem o Yoga como uma poderosa prática de desenvolvimento pessoal do Ser Humano.
O Departamento é constituído por Investigadores formados, licenciados, mestres, ou doutorados, nas mais diversas áreas científicas, desde a Bioquímica, Medicina, Botânica à Psicologia, entre outras, que além de investigadores, são também professores do Yoga, formados pela Confederação Portuguesa do Yoga / Yoga Sámkhya Instituto. Esta dupla Formação proporciona aos Investigadores, ferramentas e mais-valias importantes para construir a ponte entre a investigação científica e o Yoga, de uma forma mais eficiente, e mais pragmática.
Este departamento assume-se de forma ativa na procura de informação científica inerente à Filosofia do Yoga, não só nas áreas da medicina e bem-estar, mas também na neurologia, nutrição, astronomia, etc.. Graças ao trabalho do nosso Mestre, e à sua reputação Internacional, tem sido possível estabelecer colaborações com grupos de investigação académica em Portugal, bem como com as principais Instituições de Investigação do Yoga na Índia, e outros Países.
Os investigadores da Confederação Portuguesa do Yoga em paralelo com o Departamento Médico da Instituição têm também feito formação com outros investigadores de topo, na área da investigação no Yoga e no Ayurveda.
Alguns dos projetos em curso, neste momento são:
- - os benefícios do Yoga para crianças;
-
- os benefícios do Yoga para diabéticos;
-
- investigação sobre as plantas da medicina Ayurvédica - identificação das espécies das plantas medicinais da Índia
-
contidas na Obra “Os colóquios dos simples” de Garcia de Orta, entre outros.